12 de agosto de 2010

IMPORTÂNCIA DA ESCOLA



      O ponto de partida para toda e qualquer ação educativa relativa à população juvenil refere-se ao resgate do adolescente enquanto sujeito transformador. Os jovens precisam encontrar espaços de participação na família e na escola para assumirem o protagonismo de sua história e de seu futuro na sociedade. Na escola, o adolescente tem oportunidade de viver experiências com novas figuras de autoridade, bem como com o grupo de pares.

    A educação do importante contingente populacional formado pela juventude brasileira é, sem dúvida, o maior desafio que se coloca para as políticas sociais neste início de milênio. Somente um trabalho conjunto entre a escola, a família e demais instituições responsáveis pela proteção à infância e adolescência permitirá o pleno alcance desta meta que é prioritária no atual cenário brasileiro. Os adolescentes deixarão de representar apenas quantidade para se tornarem verdadeiros protagonistas do desenvolvimento social somente se tiverem acesso à educação que compreende tanto uma completa formação como a plena escolarização.

    Situamos a escola como a instituição de vanguarda neste processo, uma vez que, juntamente com a família desempenha papel decisivo no processo de formação destes adolescentes enquanto sujeitos plenos, capazes de exercitar seus direitos e corresponder com seus deveres na sociedade brasileira que os integra como cidadãos.

    A escola constitui referencial estruturante nesta fase importante da formação da personalidade que é a adolescência e, por este motivo, deve contemplar em seu projeto pedagógico atividades que promovam o amadurecimento do jovem. Cabe, pois, à escola, além das ações específicas da escolarização, assumir seu papel de instância formadora e de preciosa influência sobre a pessoa do adolescente em desenvolvimento.

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