12 de agosto de 2010

DROGAS

 
    A adolescência é marcada por uma fase de exposição e vulnerabilidade ao consumo de drogas. Para uma parte desses adolescentes o uso dessas substâncias será apenas parte do seu processo de desenvolvimento, podendo terminar com seu amadurecimento. Outros terão problemas com o uso dessas substâncias podendo ter conseqüências graves para a sua vida.

     Mas o que levaria os adolescentes a começarem a usar drogas? Estudos mostram que varios fatores podem influenciar como:Ter na família o consumo de álcool ou drogas, não ser criado por ambos pais, baixo apoio dos pais, falta da prática religiosa, menor freqüência de práticas esportivas e outro fator seria a influência do grupo ao qual o adolescente pertence.
Adolescentes que não tenham casos de uso de drogas na família, que são criados por ambos pais e tem o apoio deles, menos conflitos na família, que tenham envolvimento religioso  e que fazem atividades físicas regulares são menos propício a utilizar drogas.

         As Drogas são dividas em dois grupos, as licitas e ilícitas. No grupo das licitas tabaco e álcool e no das ilícitas maconha, LSD, cocaína, cola etc. Os médicos as classificam da forma que elas agem no cérebro, modificando a atividade do sistema nervoso central desse modo drogas que são depressoras ou estimulante da atividade cerebral e outras que são alucinógenas. O uso dessas drogas está relacionado ao inicial bem-estar causado por elas, pois elas tem ação direta ou indireta a uma via neural cerebral (conhecida como via dopaminérgica mesolímbica) que é responsável por nossa capacidade de sentir prazer e satisfação em determinadas situações. O que acontece é que o uso repetitivo dessas substancias vai diminuindo com o tempo a sensação de bem estar provocadas por elas e com isso o individuo tende a aumentar o consumo para preservar essas sensações causadas pelas drogas, assim se tornando dependente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário