12 de agosto de 2010

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA


Adolescente grávida
  

Primeiramente precisamos relembrar os conceitos de Adolescência e Gravidez.

"Apesar do conceito de adolescência (do latim ad, que significa para mais olescere, que significa crescer em suma, crescer para) como ele é hoje conhecido ter surgido em torno do inicio do século, a questão do jovem como problema existe há muito tempo e acompanha a evolução da civilização ocidental (... ) na visão do adulto o adolescente é um ser em desenvolvimento e em conflito. Atravessa uma crise que se origina basicamente em mudança corporais, outros fatores pessoais e conflitos familiares. E finalmente é considerado "adulto quando mais adaptado a estrutura da sociedade." (BECKER 1997 p. 8 e 9)

"A Maternidade assume-se como um Projecto de vida a longo prazo, ou mesmo vitalício (que transcende a mera gravidez) e que envolve a prestação de cuidados e a dádiva e troca de afectos que assegurem um desenvolvimento sadio e harmonioso à criança". (Leal, 1991).

A situação se complica quando a gravidez ocorre na adolescência pois esse jovem não esta preparados emocionalmente e, muitas vezes, nem mesmo financeiramente para assumir essa responsabilidade.
Nesse momento tão delicado, é de extrema importância a base e o apoio familiar, pois muitos adolescentes tendem a sair de casa, cometer abortos, deixar os estudos ou abandonar as crianças sem saber o que fazer ou fugindo da própria realidade.

Segundo Rieth F. (1988) a primeira relação tem um caráter de prova, de experiência aventureira e arriscada. Os discursos masculinos são centrados sobre o indivíduo, sua satisfação ou suas dúvidas sobre si mesmo, a parceira não é o focode interesse.
A partir disso ressaltamos mais uma fez a importância da familia. Ela é responsável por informar, conscientizar e preparar o jovem para a primeira relação sexual. O diálogo é de extrema importância, principalmente na adolescencia, ele pode esclarecer questões que, para o adolescente é um bicho de sete cabeças, mas que na realidade não passa de uma questão simples em que todos nós já passamos.

       
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário